3º Festival da Sardinha acontece neste fim de semana, em Búzios

Começa nesta sexta-feira, 17, e segue até domingo, 19, sempre a partir das 18h.

De acordo com a organização, a previsão é de que 20 expositores desenvolvam mais de 40 pratos à base da Sardinha. O peixe é uma tradição entre os moradores do balneário, além de ser considerado um dos peixes mais saudáveis para se comer.

A maioria dos expositores são moradores nascidos em Búzios e com forte ligação com a pesca, e por isso, prometem garantir pratos deliciosos como Sardinha à Portuguesa; Tortelone; Bolinho; Pastel e sardinha na brasa; Torta de sardinha, quibe, panqueca e até hambúrguer e acarajé.

Além de degustar essas especiarias, o público poderá aproveitar a programação cultural durante o evento. Na sexta-feira, 17, às 19h haverá uma apresentação da Escola de Circo, às 20h show de MPB e para encerrar a programação às 22h haverá apresentação da 4 Friends com participação de Edu da Gaita. Já no sábado, 18, às 19h haverá apresentação da Escola Vila Lobos, às 20h Banda Oziris e às 22h Four Sense. Encerrando o Festival, no domingo, 19, a abertura será às 19h com a banda Duo Barandá e às 21h com Forró de Camurim.

Simultaneamente a degustação dos deliciosos pratos e aos shows, o público também poderá conhecer um pouco mais do artesanato local. Dez barracas serão instaladas dentro do espaço pela Feira Livre Periurbana de Búzios, parceira do Festival. Vale lembrar que o Festival da Sardinha vai oferecer também, sobremesas, vinhos e bebidas, como refrigerantes, sucos, caipirinhas e cervejas.

O 3º Festival de Sardinha é uma realização da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB) e da Prefeitura de Búzios, com apoio da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB), In Búzios ,Engeluz, Gesso Drywall, Posto Jubarte, G&C Comunicação, Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), Folha de Búzios, Summer Park, Costa Pinheiro Advogados, Groupe Protection Segurança e Vigilância e Rádio Mix Campos FM100.7.

Arrecadação para a Casa das Mulheres - A Associação de Mulheres de Búzios, entidade sem fins lucrativos que existe há mais de 20 anos com relevantes serviços prestados em defesa da mulher buziana, vai levar para o Festival, a Sardinha a Portuguesa, acompanhada de arroz- semelhante a bacalhoada, só que com sardinha. Com renda, a Associação de Mulheres pretende retomar o projeto Casa da Mulher, com a finalidade de proporcionar atendimento jurídico e psicológico a mulher vítima da violência.



• Festival conscientiza sobre acessibilidade e Meio ambiente – Nesta edição, o Festival da Sardinha trabalhará a conscientização da população com relação a Acessibilidade e o Meio Ambiente. Ambos os temas serão divulgados através de mensagens e vídeos, durante os três dias de eventos.

O atleta paraolímpico Anderson Dias, deficiente visual que preside a URECE, entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades culturais e esportivas para cegos com a venda do cardápio em Braille, estará em Búzios para falar da importância do cumprimento do decreto nº 45.289, de 19 de junho de 2015. Esta Resolução Estadual, determina que todo estabelecimento (hotéis, bares, restaurantes e similares) deve disponibilizar pelo menos um cardápio em braille, de forma a tornar efetivo o direito à informação às pessoas com deficiência visual.

Já o tricampeão mundial de windsurf, com cinco olimpíadas no currículo, atleta brasileiro com maior número de medalhas em Jogos Pan Americanos, Ricardo Winicki Santos, o Bimba, vai estar presente para iniciar uma campanha de conscientização de combate à poluição dos oceanos por plásticos.

Fonte:Clique Diário



Fale Conosco pelo WhatsApp